10 coisas que aprendi no ensino médio

large1

Acabei de saber que fui totalmenteaprovada no meu TCC, ou seja, chega de ensino médio pra mim \o/

E pra marcar o fim dessa fase resolvi fazer uma lista de 10 coisas que eu aprendi durante esses 3 fucking anos de ensino médio. Claro que provavelmente eu aprendi muito mais do que apenas 10 coisas, mas vou litar as mais marcantes. Vamos lá:

  • Você não precisa gostar de todo mundo e nem todo mundo vai gostar de você.

Parece bem simples e prático, mas não é. Tem gente que não gosta de você logo de cara, assim como tem gente que você não vai suportar passar pelo mesmo corredor e nem você, nem as outras pessoas precisam forçar algo que não existe. Acontece, ninguém é igual a ninguém e muito menos obrigado a alguma coisa.

  • Não é regra fazer parte de um grupo só, você pode ter amizade com todo mundo que você quiser ou apenas não estar com ninguém.

Você não precisa se prender a um grupo determinado de amigos, ou andar só com o BFF. É até bom experimentar fazer intercâmbio por todos os grupinhos pra conhecer diferentes tipos de pessoas. Ou se você estiver afim, não tem problema nenhum ficar na sua, as vezes é até bom pra organizar os pensamentos e colocar algumas coisas em ordem, fora que não existe melhor companhia do que a gente mesmo.

  • Saiba quem é amigo e quem é colega.

Outra coisa que parece que a gente aprende do nada, mas não aprende não. Tem que quebrar a cara algumas vezes pra entender bem a lição. Então vamos lá, passo a passo. Tem gente que vai se aproximar quando você estiver mal, sendo super atencioso e querendo saber “o que que foi?”, entenda que no mundo existem mais curiosos do que gente que realmente se importa.

Tem a galera que vai te ouvir e espalhar, um grupo de pessoas que vai ouvir, sem contar nada pra ninguém – muitas vezes é realmente bom só desabafar – porém essas pessoas não vão acrescentar em nada e tem uns três ali que são seus amigos.

Dá pra se divertir com todo mundo, dar risada, mas no fim você vai acabar percebendo quais as pessoas que valem a pena ser mantidas. Porque colega de rolê você encontra em qualquer lugar, até na internet.

  • Amizades e amores acabam, sim.

Tem sim muito namoro que sobrevive ao ensino médio e muita amizade que ultrapassa as barreiras dos mimimi’s da adolescência, claro.

Mas se acontecer uma briga, um término, não pense que o mundo acabou e que você nunca mais terá amigos na vida, não é assim. Essa fase é uma fase de muita mudança, onde você descobre que virou amiga de gente que nunca pensou que fosse conversar e se afasta de gente que nunca se imaginou longe.

E quanto aos namoros, tem várias pessoas que terminam e reatam, pode acontecer com você, se valer a pena, claro. Se não valer, apenas deixe ir, combinado? A vida não acabou.

  • Não tente seguir caminhos que não são seus.

Como eu já disse, é uma fase onde encontramos pessoas diferentes, então não mude pra fazer parte do grupo e não mude pra tentar ser legal. O máximo que você vai conseguir é ser babaca.

Vai ter o pessoal que curte andar de skate e você não precisa querer andar de skate, vai ter o pessoal que gosta de umas coisas um tanto diferentes, que você não tem que fazer se você não quiser “você não é obrigado a nada”, então não se deixe convencer.

  • Seu estilo musical vai mudar muito.

Sim, isso é um ponto muito importante na vida, ué. Você vai perceber que existe música boa em todo estilo musical, assim como existe música ruim em todos eles.

A partir daí você vai estar ouvindo tudo o que te agrada sem se preocupar com o gênero.

  • É sempre bom ter sua própria opinião sobre todas as suas escolhas.

Por mais que você tenha amigos pra te aconselhar, nem sempre a opinião deles vai bater com a dos seus outros amigos ou com a sua. Então na hora de tomar decisões importantes peça conselho, sim, mas já tenha noção do que você quer, porque aí fica mais fácil de ouvir o que os outros tem a dizer pra você.

E se mesmo assim a sua opinião não bater com a de ninguém e você quiser fazer mesmo assim, FAÇA!

  • Não se pode saber tudo sobre tudo, não se torture.

Aceite o fato de que vai ter gente melhor que você em história e que você pode até ser melhor que alguns colegas em matemática. Isso não importa.

Decida o que mais te interessa e corra atrás, não perca tempo querendo saber absolutamente tudo nas matérias da escola ou tudo sobre a vida, é melhor filtrar o que é mais importante pra você saber, se não você vai acaber sem saber de nada.

  • Não faça drama.

O drama não vai te ajudar em nada, nem em ganhar aquele pontinho que você tá precisando no fim do semestre.

Chorar e agir como se o mundo tivesse acabando nunca vai adiantar em nada, você sabe que não tem a pior vida do mundo, então é melhor ser grato pelo que tem e ver tudo com bons olhos do que ficar choramingando por besteira.

Como já diz Emicida: VAI, LEVANTA E ANDA.

  • Errar é muito importante.

De uma forma ou de outra a gente sempre aprende pelos erros, se você for analisar toda essa lista que eu estou construindo, ela só pode ser constituída com base nos meus erros durante 3 anos.

Eu tentei agradar todo mundo, tentei fazer parte de um grupo, achei que todo mundo fosse amigo, achava que tudo era eterno, quis tomar atitudes que não eram do meu feitio, achei que rock era sensacional e que funk não prestava em sentido nenhum, algumas vezes quis ir pelos outros e não por mim, já quis saber tudo e percebi que eu estava só no começo de tudo e com certeza já fiz muito muito drama.

Mas graças a todas essas derrapadas e quedas gigantescas, eu me tornei quem eu sou e sou muito grata a cada situação, fase e pessoa que passaram pela minha vida durante esses anos.

 

Acho que é post mais longo que já fiz, espero que curtam.

;*

Anúncios

Publicado por

Gabrielly Cabral

Gabrielly Raphaella Rodrigues Cabral, 18. Sou de São Paulo e amo essa cidade grande e barulhenta. Gosto de livros, filmes, músicas e etc. E acho que é só.

19 comentários em “10 coisas que aprendi no ensino médio”

  1. Que saudade do ensino médio! (nunca pensei que diria isso!!). Tudo isso que você aprendeu; leve para a vida inteira. A vida fora da escola é uma delícia, mas se precisar, nas horas mais difíceis, volte aqui no seu próprio post e o leia quantas vezes precisar. Boa sorte nessa sua nova jornada e nunca esqueça essas dez lições, elas são muito importantes! E parabéns ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. São coisas que aprendemos com o passar dos anos e também é muito relativo, pode ser que você consiga observar melhor certas coisas que eu não consegui ver.
      Boa sorte nos teus anos de ensino médio.
      ;*

      Curtido por 1 pessoa

  2. Que post bacana. Tá aí lições que a gente aprende não apenas para o Ensino Médio, mas também para o Superior, para o trabalho e para a vida. Realmente, concordo contigo e cada palavra, principalmente que aprendemos melhor com os nossos próprios erros. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s